Novo relatório da ANDE fornece uma visão geral do setor de Investimentos de Impacto da América Latina

September 23, 2020

Investimentos de Impacto na América Latina: Tendências 2018-2019 fornecem uma visão geral do setor de investimentos de impacto na América Latina nos últimos dois anos, com foco principalmente no México, Colômbia e Brasil.

Contato: Natalie Alm
Communications Manager
Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE)
Natalie.Alm@aspeninstitute.org

Washington, D.C. – A Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), uma rede global de quase 300 organizações que impulsionam o empreendedorismo em mercados emergentes, divulgou hoje o relatório Investimentos de Impacto na América Latina: Tendências 2018-2019.

O relatório, disponível em inglês, espanhol e português, visa capturar as características do setor de investimento de impacto na América Latina nos últimos dois anos, com base em uma amostra de 83 investidores de impacto ativos na região. Por meio de dados institucionais e de negócios compartilhados pelos investidores, o relatório fornece uma visão geral sobre onde e como o capital está sendo alocado e identifica os desafios que o ecossistema enfrenta. Este é o terceiro relatório publicado pela ANDE, após as publicações em 2016 e 2018. A publicação desse ano apresenta dados específicos do Brasil, Colômbia e da região México e América Central.

“Este relatório nos ajuda a compreender os avanços no ecossistema de investimento de impacto na América Latina. É uma importante ferramenta para análise de conjuntura e tomada de decisão para ações coletivas nesse campo”, disse Patrícia Daros, Diretora de Operações do Fundo Vale”. “Esse é um movimento sem retorno, a pandemia trouxe visibilidade para as vulnerabilidades sociais e ambientais do nosso atual modelo de desenvolvimento e mais e mais investidores estão enxergando o potencial nos negócios de impacto, além do lucro e do risco”, ela complementa.

Em 2018 e 2019, o mercado global de investimento de impacto continuou a crescer e agora está estimado em aproximadamente US$ 715 bilhões. O mercado latino-americano reflete tendências semelhantes, embora enfrente desafios e oportunidades únicas e haja relativamente poucos dados disponíveis para caracterizar a natureza específica dos investidores e negócios na região.

A coleta de dados começou em 2020 e a pandemia COVID-19 estava no seu início. Este relatório também fornece alguns insights iniciais sobre como a pandemia pode afetar o setor de investimento de impacto na América Latina no longo prazo, trazendo perspectivas qualitativas de investidores ativos aos dados quantitativos que cobrem os anos anteriores.

Fernanda Bombardi, Gerente Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) no Brasil, observou que “o relatório da ANDE é muito importante para o campo; é o único relatório que apresenta dados consolidados sobre ativos sob gestão (AUM) no Brasil para investimentos de impacto. É também uma ferramenta importante para entender como esses investimentos são alocados e quais são os setores prioritários para investidores de impacto. De certa forma, apresenta evidências do que pode ser uma evolução da área em termos de mobilização de investidores”.

A Diretora de Desenvolvimento Social do Citibanamex, Ana Vanessa González Deister, comentou: “O Citibanamex faz parte da ANDE e da Alliance for Impact Investment no México desde 2015; para o qual tem o compromisso de promover a reflexão sobre este assunto por vários anos. O Citibanamex tem procurado posicionar e promover o conceito de investimentos que visam intencionalmente a resolução dos problemas socioambientais sem perder de vista a otimização do desempenho financeiro e a mensuração do risco, bem como a verificação do impacto. Por isso apoiamos e parabenizamos a ANDE pela elaboração deste relatório, que nos dá uma perspectiva encorajadora sobre o andamento do número de transações e do montante de capital dedicado ao investimento de impacto, em benefício da região.”

Para a Fundação Grupo Boticário, o relatório representa uma ótima oportunidade de acompanharmos a evolução do campo, “trazendo clareza sobre para onde e de que forma os investimentos de impacto estão sendo direcionados na América Latina. Isso contribui para posicionarmos nossa estratégia de forma a apoiar da melhor maneira o ecossistema de negócios de impacto em conservação da biodiversidade no Brasil, o qual ainda possui muito espaço para crescer”, disse Guilherme Zaniolo Karam, Coordenador de Negócios e Biodiversidade.

As principais descobertas do relatório incluem:

  • O setor de investimento de impacto na América Latina apresentou atividade significativa em 2018 e 2019. A ANDE entrevistou 83 investidores e estes aplicaram mais de US$ 600 milhões por meio de 619 investimentos entre 2018-2019.
  • Cerca de metade dos investidores no estudo esperam retornos ao nível da taxa de mercado, com a outra metade aceitando taxas mais baixas em troca de maior impacto, demonstrando que o mercado de investimento de impacto é altamente diversificado em termos de expectativas de capital e perfil de impacto.
  • A participação de investidores locais está aumentando: 54% dos entrevistados com sede na América Latina começaram a investir na região nos últimos cinco anos, em comparação com apenas 33% dos com sede fora da região. Enquanto os investidores estrangeiros continuam responsáveis pelos maiores tamanhos de transação, o capital local está chegando e preenchendo a lacuna em investimentos menores para empresários locais.
  • Mais de 80% dos investidores da amostra medem seu impacto e 70% dos investidores alinham suas mensurações e estratégias de gestão de impacto com os ODSs . No entanto, isso continua a ser feito principalmente com ferramentas próprias o que deixa muito espaço para aumentar o uso de ferramentas padronizadas.

Este relatório foi desenvolvido com o apoio do Citibanamex, Fundação Grupo Boticário, Fundo Vale e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).

###

Sobre a ANDE

Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) é uma rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo em mercados emergentes. Os membros da ANDE oferecem importantes serviços financeiros, de assistência técnica e gerencial para Pequenas Empresas em Crescimento (Small and Growing Businesses, SGB – na sigla em inglês) baseados na convicção de que tais negócios/SGBs  criarão empregos, estimularão o crescimento econômico a longo prazo e produzirão benefícios ambientais e sociais.

Como a principal voz global do setor de SGB, a ANDE acredita que as SGBs são uma ferramenta poderosa, embora pouco alavancada, para enfrentar os desafios sociais e ambientais. Desde 2009, a ANDE cresceu e se tornou uma rede confiável de quase 300 membros colaborativos que operam em quase todos os mercados emergentes. A ANDE desenvolve conhecimento, mobiliza recursos e conecta as instituições que impulsionam os pequenos empreendedores que constroem a prosperidade inclusiva no mundo em desenvolvimento.

A ANDE faz parte do Aspen Institute, uma organização global sem fins lucrativos empenhada em construir uma sociedade livre, justa e equitativa.

Sobre o Citibanamex

Grupo Financiero Citibanamex, S.A. de C.V. (Grupo Financiero Citibanamex) é o grupo financeiro líder no México. Seguindo uma estratégia de banco universal, o Grupo oferece uma variedade de serviços financeiros para empresas e indivíduos, incluindo bancos comerciais e de investimento, seguros e gestão de investimentos. Suas subsidiárias incluem o Banco Nacional do México, S.A., fundado em 1884, que possui uma extensa rede de distribuição de 1.465 agências, 9.519 caixas eletrônicos e mais de 29.682 correspondentes localizados em todo o país. Para obter mais informações, visite www.citibanamex.com

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.  Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera.

Sobre o Fundo Vale

É uma associação sem fins lucrativos criada pela mineradora Vale S.A com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável ao induzir, conectar ou multiplicar soluções transformadoras para as sociedades, mercados e meio ambiente. Atua para fortalecer o ecossistema de impacto, acelerar os negócios sociais e ambientais e criar mecanismos de financiamento combinados.

Sobre o Instituto de Cidadania Empresarial, ICE

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) é uma organização da sociedade civil que tem como missão articular líderes transformadores no desenvolvimento de iniciativas que potencializem impacto social positivo na população de baixa renda. O ICE tem trabalhado desde 2014 para fortalecer o ecossistema de investimento de impacto no país por meio da coordenação de atores para construir visão e esforços coletivos, capacitação em inovação social para mudança sistêmica, mobilização de recursos estratégicos e advocacy.

View Comments
0